Contencioso Estratégico
Quando se resolve empreender o risco é algo inerente à atividade. Sabendo disso, todo empresário deve se antecipar aos problemas (preventivo) e realizar a análise de risco com o objetivo de verificar a viabilidade de determinada decisão.
Por vezes, a depender do tamanho do empreendimento e seu nicho de atuação, ações judiciais são inevitáveis. Até porque, todos têm acesso à justiça, indiscriminadamente, possibilitando que qualquer pessoa possa mover uma ação contra sua empresa: porém, a apuração de razão, culpa ou dolo será do Poder Judiciário.
Quando isso ocorre, é necessário verificar as causas que levaram ao ajuizamento daquela ação ou daquele determinado grupo de ações judiciais, bem como analisar os seus efeitos no curto, médio e longo prazo.
Com isso, é possível realizar o contencioso estratégico, de modo que o empresário consiga tomar decisões determinantes para o futuro do empreendimento, sabendo dos riscos e mensurando-os em relação aos ganhos econômicos e reputação perante o mercado.
Além disso, sempre haverá o acompanhamento do devido processo legal, fazendo cumprir os direitos da empresa perante o Poder Judiciário.